Notícias

Quais os cuidados necessários no trabalho em home office para evitar acidentes de trabalho?

Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas empresas tiveram que aderir ao home office para evitar o deslocamento e aglomerações dos funcionários. Mas trabalhar em casa exige alguns cuidados para preservar a saúde e não causar acidentes de trabalho, como dores na coluna. Saiba o que fazer para garantir o bem-estar do corpo durante o home office. 

Busque um ambiente arejado, iluminado e com menos ruídos possíveis

Um espaço bem ventilado proporciona uma respiração melhor, com menos chances de provocar alergias, como a rinite. A iluminação é essencial para não forçar a visão, enquanto um local mais silencioso permite mais concentração durante o trabalho. 

Mantenha uma posição confortável e segura

É preciso ter atenção à ergonomia no seu ambiente de trabalho em casa. Esta disciplina estuda as condições de trabalho do ser humano, ou seja, se ele tem todos os instrumentos necessários para um trabalho seguro e confortável. 

Para quem trabalha sentado e de frente para o computador, o que geralmente ocorre no home office, é importante algumas medidas para prevenir lesões, que podem ser consideradas acidentes de trabalho, como:

  • Encostar por completo na cadeira para que a coluna fique devidamente acomodada. Evite ficar curvado;
  • Manter a tela do computador na altura dos olhos. Por isso, use um suporte ou livros para elevar o monitor ou notebook;
  • Ficar com os pés sempre apoiados, seja no chão ou em algum objeto, como uma almofada. Se a cadeira permitir, regule a altura para não ficar com os pés suspensos;
  • Usar um mousepad com apoio para o pulso. 

Se você não conseguiu adaptar seu espaço de trabalho, converse com seu gestor sobre suas necessidades e como a empresa pode ajudá-lo. Algumas empresas oferecem benefícios aos funcionários para tornar o home office mais confortável e seguro com a aquisição de alguns acessórios. 

Faça pausas ao longo do dia

O ser humano não consegue ficar concentrado em uma atividade por muito tempo, o corpo precisa de um “respiro”. Por isso, procure fazer algumas pausas para beber água, ir ao banheiro ou se distrair com alguma coisa por poucos minutos. 

Não é saudável ficar na mesma posição por muitas horas, o sangue precisa circular, ou seja, o seu corpo tem que se movimentar. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
Open chat