Artigos

Trabalho em home office por três meses e desenvolvi uma hérnia na coluna, como solicitar o auxílio-doença?

A pandemia do novo coronavírus impôs o trabalho em home office a muitos brasileiros, uma alternativa para as empresas não suspenderem o funcionamento. Essa nova realidade exige alguns cuidados com a saúde, como ter um espaço de trabalho seguro e confortável, o que nem sempre é possível devido às condições de moradia de cada pessoa. 

Possíveis prejuízos do home office

Quando os devidos cuidados não são adotados, alguns problemas de saúde surgem, como dores na coluna que podem evoluir para uma hérnia de disco. Mesmo em regime home office, nada muda sobre as regras relacionadas à licença por motivo de saúde. 

Se houver a necessidade de afastamento por algum problema de saúde, seja ele qual for, o funcionário deve encaminhar à empresa o atestado médico para comprovar a sua condição. De acordo com a lei, a empresa deve custear os primeiros 15 dias de afastamento. Depois disso, o funcionário tem direito ao auxílio-doença. Saiba como solicitar. 

Como solicitar o auxílio-doença na pandemia? 

Como as agências do INSS estão fechadas devido ao isolamento social, é necessário enviar o atestado médico pelo site ou aplicativo do Meu INSS

Se o atestado estiver de acordo com os padrões do governo, após a verificação da perícia médica federal, o INSS fará o processamento do pedido. O funcionário receberá o valor de R$1.045 por até três meses durante a pandemia. O pagamento é feito segundo o calendário de mensal do INSS

Quem tem direito a mais de um salário mínimo só receberá o restante do valor após a reabertura das agências. O INSS divulgará orientações de como solicitar a diferença. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email