Artigos

Como driblar os problemas de faturamento em pequenos e médios negócios durante a pandemia?

O coronavírus mudou a rotina das pessoas. As medidas de isolamento cujo objetivo é evitar a proliferação do vírus, que tem como característica o alto poder de contágio, tem afetado o funcionamento das empresas e consequentemente o seu faturamento.

As medidas adotadas em alguns estados determinou o fechamento das empresas ou o seu funcionamento em horários reduzidos. E mesmo diante do funcionamento em horários específicos, o fluxo de clientes diminuiu consideravelmente devido ao risco de contágio.

O fato é que, para driblar os problemas de faturamento, os pequenos e médios empreendedores terão que ter bastante jogo de cintura. Uma dica importante é colocar na ponta do lápis todo o levantamento de despesas. Diante disso, ver quais despesas podem ser cortadas e quais devem ser negociadas. 

A renegociação e redução dos valores de contratos devem ser consideradas e existem brechas na Lei que permitem que, em situações como a que estamos vivendo, essas possibilidades tenham respaldo jurídico.

Outra solução a ser considerada é o pedido de prazo para prorrogar dívidas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que as dívidas com instituições bancárias poderão ser prorrogadas por até 60 dias, além de ofertar linhas de crédito especiais para empresários.

O Governo Federal anunciou medidas que adiam as parcelas do Simples e do depósito do FGTS. A medida não isenta o empresário de pagar as dívidas, mas ajuda concedendo um prazo futuro.

Outras soluções possíveis têm sido adotadas baseadas em medidas aprovadas pelo governo, como por exemplo:

  • Antecipação de férias;
  • Instauração do teletrabalho ou home office;
  • Redução da jornada de trabalho e salários;
  • Suspensão de contratos de trabalho por até 60 dias;

Existe ainda a possibilidade das empresas inovarem e manterem um faturamento em meio a crise. Para isso podem abrir canais de vendas online, lançar promoções, estabelecer vínculo e contato com os clientes, além de promover a capacitação de seus empregados e colaboradores.

Nós, do escritório Boggi Advocacia, seguiremos compartilhando informações importantes sobre a legislação vigente.

Ainda tem dúvida sobre como driblar os problemas de faturamento da sua empresa? Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email